
foto de Casimiro Rodrigues Martins (Ladeiras, final da década de 50)
PADARIA POPULAR (Agostinho Rodrigues Bela) "SNACK-BAR"
Situada no Largo Freiria nº. 13, em Coimbra, perto de uma das ruas mais movimentadas da baixa coimbrã. Boa localização. Vale pelo grande painel de azulejos que compõe a frontaria, de aspecto antigo e bem ao estilo da cidade. Talvez valha a pena passar por lá, entrar e saborear as refeições.
MUSEU MILITAR DE COIMBRA
Em 5 de Dezembro de 1985 é criado a título transitório, como órgão do Quartel General da extinta Região Militar do Centro, o Museu Militar de Coimbra. Em 6 de Dezembro de 1985, aproveitando-se as comemorações do VIII centenário da morte de D. Afonso Henriques, patrono do Exército, é inaugurado oficialmente o Museu Militar. O museu está instalado numa dependência anexa do Convento de Santa Clara-a-Nova, edifício histórico do século XVII. Situado no Largo da Raínha, em Santa Clara. Encerra a 1 de Janeiro e a 25 deDezembro. Expõe material militar: armas e uniformes, assim como artigos diversos com conotação militar.
PONTE RAÍNHA SANTA ISABEL
Projectada pelo engenheiro António Reis, a mais recente travessia rodoviária sobre o rio Mondego é composta por duas faixas de rodagem, com três vias em cada sentido. A sua inauguração, em 2004, veio permitir o acesso mais rápido à zona do Vale das Flores e Pólo II da Universidade, para quem vem do IC2 ou da margem esquerda da cidade.
CAFÉ-RESTAURANTE SANTA CRUZ
Fica situado na Praça 8 de Maio, em Coimbra, ao lado da Igreja com o mesmo nome. É um local mítico da cidade, muito bonito e onde se pode saborear o bom café, conversar em boa companhia e observar a beleza que compõe este belíssimo edifício. Na sua frontaria pode-se ver artística composição de vitrais.
AQUEDUTO DE SÃO SEBASTIÃO
O Aqueduto de S. Sebastião (ao Arcos do Jardim), situado em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, foi outrora aqueduto romano, que servia para abastecer a alta de Coimbra. Construído pelo italiano Filipe Terzio no reinado de D. Sebastião. É altamente relevante pela sua imponência. E pela minuciosa observação deparamos com um belo exemplar da arquitectura, que é considerado monumento nacional.
PENEDO DA SAUDADE
Local mítico de Coimbra, de onde se avista uma deslumbrante panorâmica da cidade. Ali se encontraram, através dos tempos, milhares de casalinhos de namorados, por ali passaram inúmeros estudantes para estudar e/ou conviver, ali permaneceram largas horas, por dia, centenas de artistas (pintores, escritores, poetas, desenhadores, escultores, etc.). Ali se fizeram muitas e muitas serenatas, onde o fado de Coimbra teve papel de realce. Tem sido, ao longo dos séculos, palco de muitas vivências. Quando os estudantes se formam e regressam aos seus locais de origem é sempre um local habitual para as suas despedidas nostálgicas à cidade. Muitas vezes deixam registada a ocasião com a colocação de lápides com mensagens, sempre sentimentais e revestidas de saudades para sempre...
foto de fotógrafo local (Noivos e convidados junto à porta da Igreja Matriz de Estremoz, em 25 de Janeiro de 1959)
Após o casamento o meu tio Luís foi destacado para gerir uma loja da empresa Custódio Alves, em Coruche, localidade onde permaneceu alguns anos.
Tudo o que rodeia este lugar santo é muito belo (pela vegetação que por ali existe e pela inerente paisagem).
É tudo muito verde...
Nossa Senhora da Piedade, Raínha da Serra e da Planície Situada no coração de Portugal, na Lousã.
Se visitar este local poderá usufruír (para além do aspecto religioso), igualmente, de bons momentos de lazer ao banhar-se nas piscinas naturais, andar a pé, visitar alguns monumentos (como por exemplo o castelo). Existe por ali um restaurante onde se poderá deliciar com bons petiscos. Enfim poderá passar um belo dia de descanso e meditação, que jamais esquecerá.
O tio Casimiro regressou às Confecções Acar e a tia Aurora continuou a fazer o percurso para o seu local de trabalho pela Calçada do Carmo. Ora isso veio a dar azo a uma observação continua... e daí ao namoro foi um passo rápido. Casaram em 1966. Mais tarde a tia Aurora trabalhou na rua do Ouro, num estabelecimento de artigos para criança "O Bom Bebé" e ainda teve uma sociedade, no mesmo ramo, com a sua amiga Amélia, na Rua dos Remédios. O tio Casimiro trabalhou muitos anos nos "trapos", mais tarde teve uma sociedade com o primo António (já falecido), numa estância de madeiras e artigos para a construção civil. Trabalhou, ainda, no sector de artigos para desporto e lazer e hoje está na Rua dos Fanqueiros, onde voltou aos trapos. A tia Aurora depois trabalhou em diversos ramos (conforme as oportunidades vinham surgindo)... padaria, comércio de loiças e brindes, etc..
Neste momento, sei que estão no Esporão a passar as Festas de S. Miguel... Boas férias e boas festas. Adoramo-vos!...