terça-feira, 11 de novembro de 2008

Coimbra - Dois de muitos pormenores 2

ESTÁDIO CIDADE DE COIMBRA

O Estádio Cidade de Coimbra foi construído ao abrigo e em consonância com as diversas edificações e melhoramentos de estádios, aquando da organização do Campeonato da Europa de Futebol de 2004, em Portugal (onde se disputou a sua fase final). Este recinto desportivo é habitualmente utilizado pela Associação Académica de Coimbra-ASF, tem uma capacidade de 30 mil lugares, as medidas do relvado são de 105x70 metros, foi inaugurado a 29 de Outubro de 2003 e fica localizado no Lugar das Piscinas, em Coimbra.

foto de António Martins (Estádo Cidade de Coimbra e zona envolvente, foto tirada desde o Penedo da Saudade em Abril de 2006)

PENEDO DA SAUDADE

Local mítico de Coimbra, de onde se avista uma deslumbrante panorâmica da cidade. Ali se encontraram, através dos tempos, milhares de casalinhos de namorados, por ali passaram inúmeros estudantes para estudar e/ou conviver, ali permaneceram largas horas, por dia, centenas de artistas (pintores, escritores, poetas, desenhadores, escultores, etc.). Ali se fizeram muitas e muitas serenatas, onde o fado de Coimbra teve papel de realce. Tem sido, ao longo dos séculos, palco de muitas vivências. Quando os estudantes se formam e regressam aos seus locais de origem é sempre um local habitual para as suas despedidas nostálgicas à cidade. Muitas vezes deixam registada a ocasião com a colocação de lápides com mensagens, sempre sentimentais e revestidas de saudades para sempre...


foto de António Martins (Penedo da Saudade, Coimbra - Abril de 2006)

Sem comentários: