terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Piscinas naturais da Srª. da Piedade - Lousã

Situadas em ambiente paradísiaco, no interior da Serra da Lousã, bem perto da vila com o mesmo nome.
Nos dias quentes de verão nelas se pode usufruír de uma frescura agradável, pelo verde que se encontra em seu redor. É um convite ao mergulho e ao nadar intensamente ou, ainda, ao simples banhar em águas totalmente refrescantes.
É um óptimo local para férias, no nosso Portugal, para uma curta passagem ou para um fim-de-semana diferente, em plena paz de espírito. Ali se pode destemperar o acumular de "stress" criado no dia-a-dia dos centros urbanos e acalmar a parte neurótica de cada indivíduo, inerente às causas nefastas, e às dificuldades, da própria vida.


foto de António Martins (...a água corre e vai enchendo as piscinas - Agosto de 2008)

As piscinas naturais são alimentadas por águas que nascem na própria serra e deslizam pelo seu interior, exteriorizando-se quando o seu percurso emerge por entre barrocos, fragas e rudes leitos, elaborados pelo seu regular correr, à procura de um suave (mas por vezes abrupto) desenbocar. Na foto acima uma das pequenas cascatas, junto às piscinas naturais, que tem por efeito natural a renovação das suas respectivas águas.

foto de António Martins (as piscinas naturais, com as pontes que dão para passar as margens dos seus leitos, a antiga e a moderna, criada para fins turísticos - Agosto de 2008)

Não é demais publicitar este lindo enquadramento, onde o visitante tem a oportunidade de se maravilhar com as panorâmicas circundantes, respirar puros ares da serra, banhar-se em águas puras e cristalinas, refrescantes sobremaneira, degustar-se no restaurante local, visitar monumentos da periferia e dedicar-se à sua fé católica, meditando, orando ou simplesmente observando, numa visita ao santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Visitem este aprazível local, certamente, não se arrependerão...

Sem comentários: