quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Belanazirató"

Quem ler o título deste texto, certamente, inquirir-se-à: -Que é isto? Que nome é este?...
Viajamos até à década de 60...eu, minha irmã e a nossa prima Anabela juntávamo-nos amiudadas vezes e nessas reuniões, muitas eram dedicadas a cantarolar as cantigas da época, sob a perspectiva de fazermos uma espécie de grupo vocal, mas com umas desafinadas vozes (pelo menos a minha, as vozes femininas nem tanto...). Eram as canções da Madalena Iglésias, Simone de Oliveira, António Calvário, Paco Bandeira, Francisco José, José Cid, Frei Hermano da Câmara, Fernando Farinha, Max, Paula Ribas, Natércia Barreto, Suzy Paula, Hermínia Silva, Amália Rodrigues, Florbela Queirós, Rui de Mascarenhas, António Mourão, Tony de Matos, Teresa Tarouca, etc. e alguns estrangeiros, Adamo, Nicola de Bari, Gigliola Cinquetti, Tom Jones, Engelbert Humperdinck, Roberto Carlos, Nelson Ned, Nilton César, Cliff Richard, etc.
Por vezes, passávamos tardes a cantar, lendo as letras que na época eram vendidas na rua pelos invisuais, e/ou na compra da revista Mundo da Canção (publicação, daquele tempo, exclusivamente de letras de canções).
A certa altura decidimos colocar um nome ao nosso grupo e, vai não vai, ficou o "Belanazirató"... já lá vão cerca de quarenta anos. Como o tempo passa!...



foto de José Casimiro Rodrigues Martins (Maria Alzira e Anabela (em cima) e António Manuel (em baixo), no fontanário das Ladeiras, década de 60)

2 comentários:

pafonso disse...

Amigo António,

Para que os Belanazirató continue a cantar e a encantar deixo-lhe este link para que possa recordar: http://www.mundodacancao.com

Um abraço
Paulo Afonso

Alzira Oliveira disse...

Bem..., por esta é que eu não esperava
Beijinhos
Zira