quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Manuel Rodrigues

Mais um dos nove irmãos Rodrigues, nascidos nas Ladeiras, o mais velho, que eu não conheci (faleceu com a idade de 60 anos, antes do meu nascimento). Casou com uma ladeirense, Cristina, e dessa união nasceram dois filhos, Luís e António.
Ainda o Luís era pequeno, o casal rumou a Lisboa, em busca de uma melhor vida, domiciliando-se no Bairro Alto.
Na capital, começou a trabalhar numa taberna/tasca, na Travessa dos Inglesinhos, como funcionário. Toda a sua vida profissional foi ligada a esta actividade, nos seus diversos ramos, restauração, comércio de vinhos... com fugazes intromissões no negócio das mercearias.
Chegou a ser sócio do meu avô materno (seu irmão) numa taberna na Rua dos Mastros e numa mercearia na Rua de Moçambique (nesta última, sujeitaram-se a um verdadeiro percalço comercial, onde tudo saiu errado... foi uma "etapa" plena de prejuízo).
Trabalhou, depois, no restaurante Capotes Brancos, situado ao cimo da viela do elevador da Glória. Registou o seu último "prélio" comercial na loja do prédio onde residia, na Rua da Barroca, num 3º andar, abrindo, ali, um restaurante seu.
Deste lar saíram mais dois belenenses, sócios (durante muito tempo). Encontrámo-nos, muitas vezes, nos saudosos domingos de futebol no Estádio do Restelo.

Sem comentários: