sexta-feira, 18 de julho de 2008

"Ti Zé Sapateiro"

José Maria Alves (era o seu nome efectivo), com domicílio em Carvalhal-Miúdo, casado com a D. Maria... desse enlace nasceram sete bebés, quatro do sexo feminino (Silvina, Virgínia, Lucinda e Patrocínia) e três do sexo masculino (António, Casimiro e Armando).
Consertava calçado e fazia os sapatos brochados (tinham essa denominação, pelo espigão, de cabeça chata e larga, que era introduzido nas solas, a fim delas sofrerem menos desgaste). Concebia, igualmente, as tamancas feitas a partir da madeira. No fabrico destes artefactos, chegou a ter a colaboração de minha mãe, ainda adolescente.
Manipulava, paralelamente, as suas pequenas courelas.
No tempo das ceifas, no Alentejo, ía para lá trabalhar (para tentar ganhar algum pecúlio, que os rendimentos, naquele tempo, eram escassos).
Tinha uma pedra especial (presa ao chão), onde afiava as facas e os intrumentos da sua actividade, incluindo a roçadoura. Disponibilizava a sua pedra para os vizinhos poderem afiar, também, os seus intrumentos laborais.


foto de António Martins (Carvalhal-Miúdo, à direita local onde antigamente se encontrava a pedra para afiar os objectos cortantes, à esquerda a casa do "Ti Zé Sapateiro", agora restaurada pelos seus descendentes, Setembro de 2007)

Sem comentários: