terça-feira, 22 de julho de 2008

Guilherme Santa Cruz

Natural de Cortecega. Veio a ser meu tio após desposar, em Carvalhal-Miúdo, a minha tia, de sangue, Arminda (retornando, com ela, para a sua aldeia de nascimento, após matrimónio). Desse casamento nasceram três filhos, Vítor (já falecido), Zulmira e Paulo. Trabalhador incansável, trazia as suas courelas num primor. Gostava de receber em sua casa, de forma humilde, mas sempre muito bem...era um puro e verdadeiro amigo!...
Chegou a vir para Lisboa na busca de uma vida melhor, mas não se deu bem... regressou às origens. Há episódios engraçados na sua passagem pela capital... como o de levar sopa, na lancheira, para o trabalho, sempre com o braço em movimento, chegando ao destino com o caldo todo entornado... Contam meus pais, que uma bela tarde decidiram ír a uma uma cervejaria para lhe proporcionarem a possibilidade de provar uns camarões... "compadre!... gafanhotos não!... ná, não quero!..."
Era um homem de um grande, grande coração... Lembro no fim das férias, quando íamos regressar, lá vinha ele despedir-se de nós, com uma saca de batatas às costas (vindo a pé, com a família, de Cortecega) para levarmos para Lisboa.
Aquela humildade tinha uma força incontrolavelmente boa... Quando, em certo momento da vida, meu pai passou por algumas dificuldades financeiras, foi das poucas pessoas que lhe ofereceu auxílio... "compadre, veja lá, se precisa de algum dinheiro?!... Tenho isto! Está à vontade!..."
Tinha aquele problema com o álcool... mas a vida não é perfeita!... E cada um de nós tem o seu destino!...
Tio, hei-de recordá-lo para a minha existência, com aquela saudade, que esteja onde estiver saberá perceber qual é!... Dê um abraço meu ao Vítor!... Até Lá!....
"Ta t'eu pa!..."


foto de António Martins (Cortecega, vista de Carvalhal-Miúdo, Setembro de 2007)

Sem comentários: