sexta-feira, 4 de julho de 2008

Comissão de Melhoramentos de Carvalhal-Miúdo

Apesar do desconhecimento de muitos (até então, nosso também) a Comissão de Melhoramentos de Carvalhal-Miúdo foi criada, mesmo que de forma não-oficial, durante o inverno do ano de 1948, numa reunião, na Rua Nova do Loureiro, nº 24 - 5º andar, em Lisboa, organizada pelo seu grande impulsionador António Rodrigues "Linardo", que conjuntamente com Casimiro Rodrigues Martins, Fernando Alves e António Alves alinhavaram as primeiras traves mestras do que seria premente melhorar e cuidar na aldeia.
Depois, outros habitantes e nascidos na aldeia, mas residentes noutras localidades, começaram a envolver-se igualmente e a criar um simples, mas efectivo, esqueleto de funcionamento com angariação de quotas, entre outras coisas.
Segundo apurámos, e ao contrário do que está escrito no blog da Comissão de Melhoramentos do Esporão (ler aqui), desconhece-se que estas aldeias se tenham fundido em Comissão única a não ser durante o projecto comum de electrificação das aldeias em questão, no final dos anos 60.
Dos muitos melhoramentos efectuados na aldeia, e com a ajuda da Câmara Municipal de Góis e outras organizações, criou-se infra-estruturas de abastecimento de água a partir de uma mina situada no Vale do Velho; construíram-se quatro chafarizes (três de uso humano e um para os animais) e construção do Lavadouro (esta última, não há certeza, mas pensa-se que já com a Comissão desagregada).
A Comissão de Melhoramentos de Carvalhal-Miúdo, nunca oficializada e agregada na Casa do Concelho de Góis, durou apenas até meados dos anos 50 (possivelmente 55 ou 56, não temos certeza), pelo que, com o passar dos anos, se tornou muito difícil efectuar qualquer tipo de melhoramento na aldeia.
A estrada de ligação à EN2 alcatroada para a povoação apenas teve efectividade nos anos 80, com a total responsabilidade da Câmara Municipal de Góis, após alguns pedidos insistentes por parte dos habitantes; a construção de uma escada em cimento a atravessar a povoação também foi conseguida nos anos 80 (por obra feita pela Câmara Municipal de Góis) e, mais tarde, já nos anos 90, a autarquia acabou por alcatroar o pouco que faltava de estrada que atravessa a povoação até ao fim da mesma, onde está o Lavadouro.
Com a desertificação do interior, neste caso particular de Carvalhal-Miúdo, e por vezes, o desinteresse da Câmara Municipal de Góis, a povoação deixou de ter algum interesse (para muitos - para nós não!). Talvez, se no passado a Comissão de Melhoramentos tivesse sido oficializada e mantida as coisas pudessem ser agora diferentes, mas de "ses" agora não interessa falar.
Este blog serve também, não apenas para contar histórias de Carvalhal-Miúdo e das Ladeiras e, consequentemente, das suas gentes, como também servirá, pensamos, para que ninguém se esqueça que estas povoações existem e precisam que olhem por elas, pois ainda há pessoas que gostam de viver nelas ou, simplesmente, visitá-las.

NOTA: Toda esta informação foi apurada de acordo com o que as pessoas mais velhas, e ainda vivas, nos disseram enquanto foram inquiridas sobre o tema. Agradecemos a todos aqueles que tenham informações mais fidedignas que as nos transmitam para que assim possamos recriar, com maior fidelidade, toda a história verdadeira da Comissão de Melhoramentos de Carvalhal-Miúdo. Obrigado!

2 comentários:

Anónimo disse...

no armário da C.M.Esporão, existente na casa do concelho de góis, em Lisboa, existiam uns impressos antigos que tinham o timbre de "Comissão de Melhoramentos do Esporão e Carvalhal Miudo".
Cheguei a vê-los mais que uma vez.
Mas as pessoas mais habilitadas a falar sobre essa época será o Avelino Martins e o Casimiro Rodrigues Martins.

Abílio Cardoso Bandeira

Anónimo disse...

Segundo indicação de meu pai, Casimiro Rodrigues Martins, houve uma época em que isso foi tentado, via diversos contactos com Casimiro Martins (Esporão) e Fernando Alves e António Alves (Carvalhal-Miúdo), entre outros, mas que não se pode efectivar, na realidade, por dificuldades de registo. Houve um outro movimento em conjunto, aí com grande auxílio e força da C.M.Esporão, quando foi para a electrificação de Carvalhal-Miúdo.
Portanto, é possível que tenham chegado a ser tipografados impressos com essa designação...
Grato pela observação
Um abraço
António M.R.Martins