segunda-feira, 16 de junho de 2008

As Ladeiras

"Texto publicado no CORREIO DA SERRA (Boletim Regionalista * Propriedade da Secção Recreativa e Desportiva da Comissão de Melhoramentos do Esporão), em 1984, nº. 4, páginas 9 e 18, de minha autoria... outros tempos!..."
"Ladeiras tens recantos tão bonitos..." lá diz o refrão da cantiga, que alguém convencionou pelo hino da nossa aldeia.
Sita na EN 2, a 1,5 km do Esporão e a semelhante distância de Cimo de Alvém, lá fica ela deslizando o seu casario ao longo da serrania, que faz lembrar sucessivas ladeiras (daí, talvez, a origem do seu nome?!...), que embranham por entre recantos pitorescos, onde abundam os pinheiros e eucaliptos, em seu redor, e os terrenos amanhados, pertença de seus habitantes, na maioria. Para quem vem de Lisboa, vislumbra-se um aglomerado de casas, denominado de Ladeiras Fundeiras, onde prolifera a maior quantidade de fogos e habitantes, depois a parte média, onde fica situado o lavadouro, de características e aspecto arquitectónico inerentes aos da região, e, depois, a finalizarmos as Ladeiras Cimeiras, que é a parte mais antiga do lugar.
Tempos houve, em que o desenvolvimento do lugar esteve sujeito a uma certa estagnação, talvez pelo facto da contínua emigração, que sempre assolou toda a região, e pelas dificuldades em que viviam os que permaneciam; mas hoje, algo se faz brilhar no horizonte, e renasce a esperança de todos os Ladeirenses... é a electricidade.
Vão-se fazendo os mais diversos melhoramentos, os quais não devem ser alheios às actuais dificuldades da vida citadina, fazendo pensar um pouco todos os naturais a fim de criarem a maior estabilidade possível na sua aldeia, lugar que os viu nascer para a vida, pensando, talvez, num possível regresso à origens, num futuro próximo.
Como previlégio primário do lugar, cita-se a passagem da EN2 pelo meio. Como projecto a concluír nos próximos anos, distinguem-se as construções da Casa de Convívio (que muito beneficiará todos os conterrâneos e ladeirenses, em particular), posteriormente pensa-se na construção da Capela.
Os ladeirenses são hospitaleiros, características que se estendem a todos os habitantes das aldeias vizinhas, e são acérrimos defensores do regionalismo.
Bela é a nossa região, da qual nos podemos orgulhar, onde se inclui a nossa bela terra... e lá diz o refrão!... "Ladeiras tens recantos tão bonitos".

A transcrição do texto, tal qual foi publicado (alguns lapsos de pontuação e textualização são patentes, tal como de informação, por se encontrar desactualizado), é feita no sentido de prestar homenagem à Comissão de Melhoramentos do Esporão, pela iniciativa que teve na criação e publicação do Correio da Serra, em contextos muito diferentes dos actuais, portanto com muitas mais dificuldades e à aldeia das Ladeiras e a todos os ladeirenses...

Correio da Serra (Boletim Regionalista * Propriedade da Secção Recreativa e Desportiva da Comissão de Melhoramentos do Esporão), em 1984, nº. 4

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo António, nem queira saber como gostei de ver aqui re-publicado um texto seu do antigo "Correio da Serra", do qual fui um dos fundadores. Era de facto um mais que modesto Boletim, mas os tempos eram outros, e o trabalho que nos dava fazer aquele modesto veículo de união, ninguem imagina.
Obrigado pela sua homenagem!
(P.S. estou a gostar de ver como o seu Blog lá vai crescendo)

Abílio Cardoso Bandeira

Anónimo disse...

Amigo Abílio,
Agradeço a sua observação e os seus elogios. Mas penso ser a realidade. Andei na Escola Patrício Prazeres e cheguei a ser director do jornal, também sei o trabalho que deu. Embora por lá houvessem os "stencil's" a máquina para imprimir a tinta e muitas máquina de escrever, mas ao mesmo era tudo feito com mais gosto, agilidade e pertinácia... outras idades!... Mas o que dava gozo era o trabalho final, o produto para lermos...era como se fosse uma das melhores revistas do top.
Logo esta notícia vai ficar um pouco embelezada, mas isso é do pelouro do meu filho, espero que gostem...
Um abraço
António M.R.Martins

Anónimo disse...

Meus Amigos antes de mais um abra�o.
Estou emocionado podem crer,ao fim destes vinte e cinco anos, como j� refer�nciei no "Terras do Espor�o"� um enorme prazer revermos estes textos.Na realidade vivemos mais ao recordar estes tempos,queforam ontem ,mas est�o t�o presentes nas nossas mem�rias e cora�es.Foi gratificante todo o trabalho tido,o vosso convivio,eu aprendi com voc�s muita coisa.Qqe jovens talentos,que mocidade.Como o primo Ab�lio nos chamou "A Tribo em recordar � viver"28-2-08,l� est� o nosso amigo como membro da dita.Talvez nos encontremos l� no Espor�o para a tal almo�arada.O estar emocionado talvez seja por estar perto da ternura dos sessenta,um forte abra�o aos amigos
A.Filipe