quinta-feira, 19 de junho de 2008

António Rodrigues "O Bernardo"

(...após o "terminus" do jogo Portugal-Alemanha, onde demos um banho de futebol (segundo a minha óptica), em que falhámos em termos defensivos, em situações pontuais, onde Ricardo, uma vez mais, nos deu a (re)conhecer que não consegue saír convenientemente aos cruzamentos... penso que merecíamos um pouco mais!...)

Meu bisavô, natural das Ladeiras, onde possuía uma taberna (isto há cerca de 80 anos)...
A certa altura da sua vida viu-se confrontado com a situação de, um pouco mais abaixo, surgir um novo estabelecimento com as mesmas características do seu, ou seja uma outra taberna, pertença de José Almeida. Logo o povo começou a comentar... por um lado dando força ao aparecimento de uma nova loja, pois a concorrência é sempre boa, por outro proferindo palavras contra essa iniciativa.
Ora, António Rodrigues "O Bernardo", pensava que tudo aquilo era salutar. Qualquer um tinha o direito a investir, perspectivando a sua melhoria financeira, e se assim pensou, melhor o executou.
Mandou fazer um sol em cobre e colocou-o na parede exterior, da sua taberna, com o seguinte dístico por baixo: O Sol quando nasce é para todos.

(...A liberdade de uns termina onde começa a liberdade de outros. Conclusão: - Devemos apoiar a iniciativa de cada um, desde que ela não moleste o colectivo...)

Sem comentários: