terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ramalhuda

Em Carvalhal-Miúdo... fica situada na antiga estrada que nos trazia até ao fundo do lugar, da aldeia, desde a EN2 (na parte que não foi alcatroada).
Quando se fazia o caminho a pé das Ladeiras para Carvalhal-Miúdo, descendo aos Lameiros, vinhamos desembocar à aludida estrada, à curva que antecedia a chegada à Ramalhuda. Aí, descendo uma pequena recta, a meio do lado direito, tinham os meus avós um rudimentar imóvel, onde estavam instalados o forno, o curral do gado (com casa de apoio) e um pequeno palheiro.
Tinhamos que subir uma pequena escadaria, elaborada a partir das fragas que faziam (e fazem) parte integrante daquele solo, e após abrirmos uma velha cancela em madeira, surgia-nos do lado direito o forno (com a lenha emergente acamada ao fundo, num espaço construído para o efeito), à esquerda, a primeira porta era a do curral (onde os meus avós recolhiam o seu gado, composto, normalmente, por 6/8 cabeças, sendo 2 cabras e restantes ovelhas), a segunda era um compartimento de apoio ao gado. Havia um palheiro, cuja entrada era pelas traseiras, na parte superior. O recinto que mediava tudo isto, e pelo qual nos movimentavamos, estava coberto de fetos e algum mato.
Neste forno cozia-se a broa e a popular chanfana, prato típico da região. Em recipiente de barro era levado ao forno para cozer (composto por carne de cabra velha, batata e temperado, essencialmente, com vinho tinto, para além das especiarias e condimentos necessários à sua elaboração). Ainda hoje, é um prato tradicional em determinadas zonas beirãs.
Deste local tinhamos outro privilégio... uma vista extraordinária e maravilhosa, onde podiamos, igualmente, observar a vila de Góis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Chanfana que eu adoro
Cabra velha concerteza
Bem bebido e bem regada
Um bom prato concerteza.

Antonio Assunção