terça-feira, 19 de agosto de 2008

Casimiro Martins (Esporão)

Foi um grande regionalista. Mentor e organizador da Comissão de Melhoramentos do Esporão, e com importante trabalho realizado em prol da sua aldeia. Trouxe a electricidade para o Esporão (foi um dos grandes impulsionadores para que ela, também, viesse para Carvalhal-Miúdo), mas esteve noutros melhoramentos para a sua aldeia, onde se destacam o lavadouro e a estrada que liga o seu centro à EN2. Faleceu num brutal acidente de viação quando regressava da sua aldeia, na zona da Asseiceira, fazem no próximo ano 4o anos, portanto ainda com muito para dar, mas isto são contingências da própria vida.
Em homenagem à pessoa que foi, e recordando-o, passo a transcrever um texto publicado no extinto Correio da Serra, boletim regionalista, propriedade da secção recreativa e desportiva da Comissão de Melhoramentos do Esporão, no seu nº. 2, do 1º trimestre de 1984, enaltecendo, também, essa desaparecida publicação...
"CASIMIRO MARTINS, O HOMEM QUE VIVEU E MORREU PELO REGIONALISMO"
"1969-1983, catorze anos se passaram sobre o dia em que um trágico acidente de viação ceifou a vida a Casimiro Martins.
Casimiro Martins fundador e sócio nº. 1 da Comissão de Melhoramentos do Esporão, onde durante catorze anos exerceu as funções de Presidente de Direcção, acumulando com outros cargos tais como membro do Conselho Fiscal e da Assembleia Geral. Casimiro Martins era ainda director da Casa do Concelho de Góis, da Liga de Melhoramentos da Folgosa da Madalena, da Associação dos Antigos Alunos da Escola Rodrigues Sampaio, do Grupo Desportivo do Comércio e Indústria, bem como Vice-Presidente da Direcção da Liga dos Amigos de Queluz.
Casimiro Martins nasceu para ser dirigente, estava-lhe na massa do sangue, o seu entusiasmo, a sua vontade de lutar e vencer era algo de contagiante, quem lhe tirasse o regionalismo tirava-lhe a alegria de viver.
Casimiro Martins, deu tudo o que tinha, inclusivé a própria vida, à terra que o viu nascer, o Esporão. Foi durante o mandato de Casimiro Martins que a Comissão de Melhoramentos conseguiu levar a efeito a sua maior obra de sempre, a electrificação da povoação, aquilo que muitos julgavam impossivel e que se tornou realidade; para se compreender a grandiosidade desta obra, basta observar quem em 1983 houve povoações do nosso concelho que inauguraram a luz eléctrica (o Esporão fê-lo em 1969) portanto há quinze anos e, numa obra totalmente custeada pela Comissão de Melhoramentos do Esporão.
Mas não foi só a electrificação, foi o lavadouro, a estrada que liga a povoação à Estrada Nacional (que já não chegou a ver a sua concretização, mas a ele se deve todo o processo), e outros pequenos melhoramentos que fizeram com que os moradores do Esporão muito lhe ficassem a dever.
Para Casimiro Martins as dificuldades não o faziam parar, o impossivel era palavra que não constava no seu dicionário, sempre com um sorriso passava obstáculo por obstáculo até atingir o objectivo final por ele proposto, quando os outros desistiam, ele continuava sózinho, tudo fazendo em prol da sua terra amada, o ESPORÃO.
Ao trazermos aqui hoje a figura de Casimiro Martins, quisemos prestar-lhe uma justa homenagem. Nós que não tivémos a oportunidade e o ensejo de com ele trabalhar, mas por tudo o que lemos e ouvimos, perante a imagem do que foi Casimiro Martins sentimo-nos muito pequeninos como regionalistas, mas são exemplos como este que nos fazem seguir em frente, e não desistir aos primeiros obstáculos. O exemplo de Casimiro Martins dá-nos mais força e vontade de trabalhar em prol desta terra que todos amamos... O ESPORÃO."
Com a devida vénia, aqui fica registada, para sempre, a nossa justíssima homenagem...

Sem comentários: