quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Casimiro Fernandes Félix

...o homem que fez apaixonar o rio Ceira.
Não sendo oriundo das Ladeiras, foi a terra que escolheu para concretizar o seu lar, pelo matrimónio com uma ladeirense de gema, D. Lucinda, e porque interiorizou todo o contexto que envolve aquele lugar, do qual sentia imenso orgulho. Do casamento nasceram quatro filhos, três rapazes e uma rapariga... Aurélio, Luís, António e Lurdes.
Trabalhou em Lisboa em ramos ligados às actividades das pescas e do peixe. As faunas marítima e fluvial sempre foram de grande interesse para ele, conhecia centenas de espécies de peixe (para não dizer milhares) de água salgada, e no que concerne às existentes no rio Ceira tinha noção de todas... aliás distinguia o rio como as palmas das suas mãos.
Após a reforma regressou às Ladeiras em definitivo. Permitiu-se, então, debruçar um mais atento olhar sobre os desígnios da sua segunda paixão, o rio Ceira, diziam: "...que as águas do rio Ceira se haviam apaixonado por ele..."
Associou-se ao meu avô, nesse paradigma da pesca, e foram dos poucos a quem foi concedida licença para o efeito (poucos usufruiram desse direito). Recordo-me de um dia ter ido com eles ao rio, em mero passeio e para tomarmos banho, e observar a forma peculiar do seu nadar, quase sem movimentar as águas, mexendo as suas pernas como as das rãs (julgava eu, que sou leigo no assunto), e mergulhando e voltando à tona de água, em movimentos de extrema agilidade e versatilidade (na altura vieram-me à memória os filmes do Tarzan, tendo em conta o próprio ambiente que nos rodeava).
O lema era pescar e não destruír... quando hoje se fala em ecossistema, preservar as espécies, etc., sentia-se nele, naquele tempo, esse apurado sentido. Não se deviam apanhar peixes muito pequenos, se havia determinada espécie que escasseava, não se deveria eliminar, e a própria altura para se fazer a faina, tinha que ser estudada, era espectacular a sua sensatez nessa área.
Nos tempos de lazer verifiquei, igualmente, a sua capacidade para o jogo da sueca, do chinquilho e da moeda, entre outros... gostava de confraternizar, permanecer em grupo, conversar... apreciava a sua maneira de elucidar os jovens (notava-se que gostava de fazê-lo), sempre de uma forma pausada, mas consequente, e explicar, no sentido de dissipar dúvidas que regularmente existiam em nossas mentes.
Era um óptimo conversador... nas palavras proferidas ficava sempre qualquer coisa que valia a pena ter ouvido. Estar na sua companhia era, também, aprender e aumentar conhecimentos.

Sem comentários: