quinta-feira, 21 de agosto de 2008

António Rodrigues

Falamos, hoje, sobre mais um irmão do meu avô materno e da minha avó paterna... De todos os irmãos, talvez aquele que conseguiu acumular mais património, pelo menos à primeira vista.
Veio para Lisboa trabalhar para os "trapos" (termo com que, na giria, denominávamos o ramo comercial da venda de pronto-a-vestir e de alfaiataria. No tempo em que ele começou, o vender obra já feita, resumia-se a modelos e confecção um pouco inconsistentes), para empregado da firma Rodrigues & Rodrigues, na rua de S.Paulo.
Por Lisboa casou com a D. Ilda (que assim ficou a ser tia do meu pai, e dos outros sobrinhos... mais tarde, minha tia também) e desse matrimónio nasceram três seres do sexo feminino (Helena, Odete e Palmira, mais conhecida por "Bibi") e um do sexo masculino (Carlos).
Foi o tio António Rodrigues que foi buscar o meu pai às Ladeiras, sua terra de nascimento, e o trouxe para sua casa, em Lisboa, em 15 de Outubro de 1940, tinha ele dez anos. Desse modo veio recriar na sua mente o gosto pela actividade que exercia, que depois veio a ser a vida profissional do meu pai.
Chegou a ter quatro estabelecimentos ao mesmo tempo... aquele que foi o primeiro e se manteve até aos fim dos seus dias, na Calçada do Carmo (Confecções Acar), ao fundo dessa rua no seguimento para a Estação da CP, do Rossio, do lado esquerdo manteve, durante algum tempo, um pequeno Bar, e possuiu uma loja na Arruda-dos-Vinhos e outra em Alverca, dedicadas ao mesmo ramo de actividade da original, ambas com alfaiataria.
A sua residência era no mesmo prédio da loja da Calçada do Carmo. Teve algumas conotações com a vida boémia, onde algumas mulheres estiveram nesse desiderato... não sei se terá sido verdade, ou se terá sido manifestação da má língua e do desencanto.
Tinha uma casa em Capelas, perto de Torres Vedras, onde realizou grandes encontros de família, com belos almoços, amistosos e deslumbrantes... com muita alegria e são convívio. Tanto o meu padrinho como o meu avô, o referenciaram até ao fim de suas vidas.
Parece que neste momento ainda me soa ao ouvido o som da sua rouca voz...

Sem comentários: