sábado, 10 de janeiro de 2009

Saliências I

Góis

É a nossa vila!...
Sede de concelho, pertence ao distrito e diocese de Coimbra e comarca de Arganil, com cerca de 2600 habitantes. Encontra-se situada nas abas da serra da Lousã, junto ao sopé de um alcantilado morro com 1045 metros de altitude em forma de gigantesca pirâmide na margem direita do Ceira. Recebeu foral em 1516.

foto de António Martins ( foto tirada do lado da estrada para Carcavelos - Setembro de 2004)

De interesse a igreja paroquial (reconstrução dos séculos XVI-XVII), em cuja capela-mor se encontra um dos mais belos túmulos do Renascimento em Portugal (1531), a ponte manuelina, de dorso em concorva e com três arcos visíveis, e a chamada Casa da Quinta, com os tectos ornamentados com pinturas. Constituído por cinco freguesias, o concelho tem cerca de 6400 habitantes. Possui indústrias de lacticínios e papel e lagares de azeite.


foto de António Martins (Praia fluvial de Góis, junto à estrada para Carcavelos - Setembro de 2004)

Alguns dos dados acima indicados podem não estar em conformidade com a actualidade, pois foram recolhidos em enciclopédia com cerca de doze anos. No entanto servem para solidificar e aumentar o conhecimento sobre os mais prementes aspectos da vila de Góis, no que à sua história e património se refere. Outras ocasiões haverá para serem referenciados e citados diferentes (igualmente significativos) pressupostos.


Sem comentários: