quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Cavalo Lusitano


foto de Gonçalo Lobo Pinheiro (Herdade da Brôa, na Golegã - 27 de Janeiro de 2009)

Hoje vou escrever sobre um dos mais emblemáticos animais portugueses, o cavalo Lusitano...

O cavalo Lusitano é originário de Portugal, com particular incidência nas regiões do Ribatejo e do Alentejo.
Estes cavalos já eram montados pelos Romanos há 5000 anos, que consideravam ser o melhor cavalo de sela conhecido.
Embora seja utilizado como cavalo de trabalho, principalmente pelos campinos, no Ribatejo, que têm um especial afecto por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo pretendido por inúmeros criadores de todo o mundo, pelas suas características e superiores qualidades, que com efeito são únicas.
É, igualmente, um cavalo de Alta Escola, onde tem sido referenciado como mais valia, já que a sua estrutura lhe permite uma célere e regular aprendizagem. Hoje existem cavalos Lusitanos espalhados pelos cinco continentes, com esta finalidade.
No que se refere à sua posição como cavalo de sela e passeio, verifica-se ser extremamente dócil e participativo, sendo por esse motivo um cavalo de grande procura. É também muito corajoso e tranquilo o que possibilita a sua utilização no meio desportivo, aí se referencia a sua exemplar aptidão para as provas de salto. Tem significativas capacidades para concursos de resistência, onde tem sempre uma palavra a dizer.
No entanto, a sua grande virtude assume-se, sem quaisquer dúvidas, na tauromaquia, onde é verdadeiramente exímio. Neste capítulo, estes cavalos demonstram uma coragem e uma tranquilidade acima da média, saindo à cara do touro sem qualquer receio, sendo nesse âmbito um cavalo de eleição, não só em Portugal, mas em todo o mundo.
Em estado adulto, o Lusitano pode atingir os 500 kg e uma altura de 1,60 m.
As cores mais comuns são: ruço, tordilho, castanho, baio, alazão e ainda o preto.

Sem comentários: