sábado, 3 de janeiro de 2009

O casamento dos meus tios Isaura e António

Isaura Martins Rodrigues, natural de Carvalhal-Miúdo (minha tia, irmã de minha mãe) e António dos Santos Rodrigues, natural de Góis, uniram-se pelo matrimónio na Igreja Matriz de Góis, sendo o copo de água (almoço, com direito a jantar) em Carvalhal-Miúdo, em casa de meus avós. Já lá vão quarenta e tal anos. Recordo (ainda era um miúdo) nunca ter visto tanta gente em casa dos meus avós (depois disso só quando eles fizeram cinquenta anos de matrimónio, mas, mesmo assim, em menor quantidade de convidados), até foram contratadas cozinheiras para elaborar, e servir, o manjar (não sei dizer quem...também não perguntei a ninguém o nome das senhoras). Os meus tios vieram depois para Lisboa morar numa fracção de um prédio da Rua Heliodoro Salgado (em frente ao imóvel onde moram meus pais), a minha tia exerceu a sua actividade laboral fazendo limpezas a dias e/ou tomando conta de crianças, o meu tio, inicialmente, dedicou-se à pintura de interiores e a trabalhos inerentes à construção civil. Posteriormente mudaram-se para o Cacém e mais tarde para Coimbra (mais propriamente para Taveiro). Aí a minha tia continuou a dedicar-se a funções semelhantes às tidas na capital e o meu tio foi trabalhar para Caixa Nacional de Pensões, em Coimbra, onde exerceu durante anos as funções de porteiro, num departamento junto ao terminal rodoviário de autocarros de carreira. Após se reformarem construiram uma casa em Carvalhal-Miúdo, de que a minha tia, praticamente, não desfrutou, pois veio a falecer pouco depois (a casa encontra-se, actualmente, abandonada, já que o meu tio estabeleceu seu domicílio em Góis).
Em particular para si, tia Isaura, fica aqui esta simples homenagem. Até lá...


foto de fotógrafo desconhecido (tios Isaura e António, já casados, à porta da Igreja Matriz de Góis).

P.S. - Reconheço na foto, atrás dos noivos, a minha irmã, a minha mãe, o meu primo Hélder (filho do tio José Rodrigues) e o sr. Júlio (natural de Cimo de Alvém, mas casado em Carvalhal-Miúdo, onde residia na circunstância).

Sem comentários: