terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mais uma foto dos anos 50 (Carvalhal-Miúdo)

Esta foto data do início da década de 50. Em Carvalhal-Miúdo, a caminho do Cabeço (talvez fosse um ponto de referência para se tirarem fotos. Encontro muitas antigas tiradas neste local e em sítios circundantes), talvez em dia de folga, talvez a um domingo. Lá vêm sorridentes (da esquerda para a direita) a minha avó materna, minha mãe, a tia Arminda e o tio Guilherme. À frente os traquinas da época, os ainda miúdos Patrocínia (filha do sr. Abel e D.Zulmira), a Helena (minha prima, filha da irmã de minha mãe Cecília, que faleceu praticamente após o seu nascimento e do tio Franquelim, falecido pouco tempo depois. Esta minha prima foi educada e criada pelos meus avós) e o António, filho do sr. Guilherme e da D. Adélia (do cimo da sebe).
Um pormenor a salientar na imagem: - À direita podemos observar um terreno que se encontra amanhado, com cultivo de milho (esta parcela tem o nome de Quintal), o que acontecia com muitos outros pedaços de terra, naquele tempo. Hoje está tudo abandonado...
Outra indicação: - Minha mãe já devia estar para Lisboa e o registo (em baixo) deverá ter acontecido por ocasião de uma breve visita ou em tempo de breves férias (na altura elas eram muito curtas), isto percebe-se pela indumentária com que se encontra vestida (e se calhar até foi no dia de chegada...ou partida!). Meu pai, obviamente, tirou o retrato.

foto de Casimiro Rodrigues Martins (Carvalhal-Miúdo, a caminho do Cabeço - Década de 50)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda frequentei a escola primária com estas meninas!
Vinham, fizesse sol ou chuva, calor ou frio, para a escola da Cerdeira, juntamente com o Guilherme e o "Necas", acompanhadas com as crianças das Ladeiras e do Esporão.
Quando chovia, chegavam todos molhados à sobredita escola. Acendia-se uma fogueira numa grande bacia de alumínio colocada no alpendre e era assim, que todas as crianças enxugavam as suas roupas.
Outros tempos...!
Alberto Barata

Mª Dolores Marques disse...

Gostei de passar por aqui

Abraço

Dolores Marques