sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia 13 de Maio - Dia da Ascensão de Nª. Senhora (feriado municipal, em Ansião)

Ontem, dia 13 de Maio, dia da Ascensão de Nossa Senhora (data escolhida para feriado Municipal do concelho de Ansião), enquanto o Papa Bento XVI continuava a sua visita a Portugal, desta feita em Fátima, ao passar de mais um ano desde as Aparições nesse local. Nós, deslocámo-nos até ao campo, para um almoço ao ar livre, conforme é hábito antigo por esta ocasião, nesta região.
O local escolhido foi o Anjo da Guarda, situado num monte perto de Pousaflores (uma das freguesias do concelho de Ansião). De onde podemos avistar uma enormíssima paisagem, repleta de grande beleza e onde o ar circula sem obstáculos, a seu modo.
No local existem mesas para o efeito e, até (se fosse o caso, levámos comida já feita), a possibilidade de cozinhar.
A primeira foto relata o momento em que a mesa estava ser acarinhada pela distribuição dos alimentos e bebidas.



Sobre as belas observações da natureza e paisagens envolventes, a foto seguinte pode dar uma pequena imagem da realidade neste sítio. Para quem goste de passear e conhecer novas terras e locais pitorescos, este é para ser levado em conta e registado na agenda onde se calendarizam esses passeios.



A capela do Anjo da Guarda, que dá nome ao local, que se apresenta na foto que se segue, no próximo domingo terá missa no âmbito das suas festividades anuais.



No cume do monte, onde se situa o Anjo da Guarda, existem diversos pólos de interesse turístico, tanto sobre o prisma histórico como pela perspectiva da natureza. Na foto seguinte um dos relógios de sol que por ali se encontram.



Também a energia eólica tem por lá meios de concretização. São três os aparelhos lá colocados (foto seguinte).



Depois do almoço, um pequeno passeio a pé pelos espaços que ali nos rodeiam. Lá existem dois retiros para caçadores e muitos pontos com inegável interesse.
Arrumámos as coisas e retomámos a viagem da tarde na procura de novos locais. Parámos em Chão de Couce (para tomar café) e por lá ficámos a descansar um pouco mais e visitar a Igreja Paroquial (foto abaixo). Foi meia-hora recompensadora.



Uma das últimas paragens neste percurso foi em Constantina. A Igreja de Nª. Srª. da Paz é um espaço mítico que desencadeia um enorme afecto e fé à Senhora que lhe dá nome. Tanto que existe uma outra capela reestruturada e estabelecida sob uma moderna construção, com o mesmo nome. Contam-se muitas coisas sobre a Nª. Senhora da Paz.
Há diversos percursos que podem ser feitos por esta região, num sábado ou fim-de-semana, onde se pode descansar e esquecer um pouco da azáfama do quotidiano.
Espero que tenham gostado da referência.


fotos de António Martins, em 13 de Maio de 2010

3 comentários:

AdrianoRFilipe disse...

Bonitas fotos e descrição dos locais,é bom estas visitas na net,desanovia-nos o espirito.O apelo á visita é optimo.
Obrigado
Um abraço

Adriano

Anónimo disse...

Meu caro amigo Martins é sempre um prazer vir ao seu blog bonitas fotos acompanhadas de uma descrição tambem ela encantadora

Voz do Goulinho
António Assunção

Elvira Bernardo disse...

Olá. Fui almoçar e voltei aqui. Estive a ler e acompanhei-te/vos neste passeio por Ansiâo e até mais longe. Vi bonitas fotografias; aliás Ansião deve ser um bonito concelho merecedor de ser visitado. E as zonas em redor, tipo aldeias, encantam-me sempre... bem, algumas pelo menos. Parabéns pelo local escolhido para residirem, e que, já li em um dos teus poemas, te inspira mais e mais e te faz escrever tão bonita poesia. Beijinhos e até.