quinta-feira, 23 de abril de 2009

Coimbra - Dois de muitos pormenores 8

Largo da Portagem

O nome deste largo (Portagem) deve-se ao facto de, em tempos idos, aí se cobrarem os impostos sobre as mercadorias que chegavam à cidade, vindas de sul.
Aqui ficava o Pelourinho, símbolo do poder municipal, hoje na chamada Praça Velha e a cadeia da cidade que, mais tarde, foi mudada para os antigos celeiros do Mosteiro de Santa Cruz (actual esquadra da PSP).
Embora sempre tenha sido conhecido como Portagem, nome que perdura até hoje, chegou a ostentar outros nomes, como Príncipe D. Carlos e Miguel Bombarda.
Desde 1911 apresenta no centro, uma estátua de um conhecido conimbricense, Joaquim António de Aguiar, responsável pelo decreto-lei que extinguiu as Ordens Religiosas em Portugal, pelo que é popularmente chamado como Mata Frades.
by Tozé Franco, in blogue "Coimbra dos Amores"

foto de Hugo Mendonça (Portagem (Coimbra), Janeiro de 2005)

João de Deus

João de Deus de Nogueira Ramos (São Bartolomeu de Messines, 8 de Março de 1830 - Lisboa, 11 de Janeiro de 1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico, considerado, à época, o primeiro do seu tempo e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extrordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens e, aquando da sua morte, sepultado no Panteão Nacional. Foi considerado o poeta do amor.



foto de António Martins (Monumento a João de Deus, junto ao Penedo da Saudade, Abril de 2006)

Sem comentários: