terça-feira, 10 de junho de 2008

Casimiro Neves

Recordo este habitante de Carvalhal-Miúdo nos anos sessenta (tempo em que Os Beetles eram número um mercado discográfico, vendendo milhões de cópias dos seus discos e tendo um número incontável de fãs. Elas começavam a chorar assim que eles surgiam em palco. Mas não acontecia só com eles, era com Elvis Presley, Paul Anka, Bee Gees, etc...). Mas voltemos à minha referência, Casimiro Neves. Tinha eu cerca de seis anos, quando este episódio se passou, que sem ter qualquer significado neste momento, na altura teve muita importância, um tanto pela minha ignorância, outro tanto porque na cidade ouvimos falar de outros assuntos. Páginas tantas, em amena cavaqueira com o referenciado aldeão, começamos a falar de insectos. Não me recordo bem o total contexto da conversa, mas certo momento ele diz: -Sabes as moscas são muito boas para comer, eu costumo fazer um prato de moscas fritas especial, que é muito bom!...

Não sei por carga de água acreditei naquelas palavras, tanto que, durante algum tempo, quando me perguntavam o que eu queria ser quando fosse "grande", eu dizia que queria ser polícia ou caçador de moscas...

Casimiro Neves, era uma pessoa considerada importante na aldeia, dono de uma das maiores casas da aldeia, junto ao Lavadouro. No último incêndio que fustigou a periferia de Carvalhal-Miúdo a casa acabou por ceder, o telhado caiu (já os seus donos haviam falecido há algum tempo, ele e sua esposa D.Arminda). Hoje já a vegetação cresce no seu interior. Carvalhal-Miúdo tens passagens no inverno, que não tem habitantes...

Até já!

foto de Casimiro Rodrigues Martins (D. Arminda e Sr. Casimiro Neves, anos 50)

Sem comentários: