segunda-feira, 30 de junho de 2008

Abel das Neves

Personalidade diferente da generalidade das gentes, destes lugares da serra...
Tendo a sua vivência em Carvalhal-Miúdo, casou com a D. Zulmira... dessa união nasceram quatro filhos, três do sexo masculino e um do sexo oposto. Um homem que parecia trazer, quase sempre, consigo uma expressão sorridente. Adorava confraternizar, beber o seu copinho e degustar o seu petisco (sempre nos acompanhava, quando íamos até às Ladeiras, ou ao Esporão, para humedecer nossas gargantas).
Quando aos domingos, dia de descanso da faina campestre, nos juntávamos com os residentes, lá surgiam os jogos de sueca... hábito, que para ele, era recebido de bom grado.
Recordo-me do sr. Abel, já velhinho, sentado no Lavadouro de Carvalhal-Miúdo, nos dias de calor, do verão, saboreando o fresco que trespassava aquele imóvel.
Conta-se que, quando era mais novo sentia especial gosto por ser mandador de bailes (esta capacidade refere-se ao baile mandado, em que alguém, de certa forma, tenta coordenar os passos a serem executados pelos bailadores)... tendo ele uma fonética única, e própria (onde o som era emitido de forma a que a palavra proferida parecia uma outra), era gáudio para muitos que o ouviam, ou seja, ele mandava, por exemplo, assim: - Um para dentro, outro para fora!... (o som r, expulsava-se de sua boca como algo semelhante a d..., portanto estão a perceber aquilo que, por ilusão, se parecia ouvir...)

foto de desconhecido (Sr. Abel, 1º, em cima, da direita, ao lado de sua esposa - Serra da Estrela, Agosto de 1970)

Sem comentários: