Cabreira pertence ao concelho de Góis e por lá se deu um passeio, em Julho de 2009, sendo as fotos abaixo dessa ocasião.
A aldeia da Cabreira fica situada na margem norte do rio Ceira, a seguir a Cortecega (vindo de Góis), na encosta inclinada da serra que a sente desenhar. O seu emergir mais saliente deu-se no início do século XX, até aos seus meados, quando existiam várias minas de volfrâmio e se assistia à sua exploração, por ocasião da II Guerra Mundial. Nessa época e até ao início dos anos cinquenta a aldeia prosperou, enormemente, e conheceu assim um aumentar da sua população efectiva.
É um lugar aprazível e adequado à passagem de umas reconfortantes férias, em pleno ambiente natural, onde imperará o silêncio do canto das aves, do vento que passa e da sonoridade da água cristalina do rio. Também se podem fazer diversos percursos pedestres e as suas elementares caminhadas.
O restaurante Tranca da Barriga onde almoçámos a célebre chanfana, que estava deliciosa. O ambiente era muito bom e o atendimento espectacular. Ouvi dizer que já fechou...
Uma bela paisagem sobre o rio Ceira, no local da praia da aldeia.
O antigo lavadouro.
O jardim no centro da Cabreira.
Uma perspectiva da aldeia com relevância para uma casa pitoresca, pintada de azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário