sábado, 16 de agosto de 2008

Os fontanários de Carvalhal-Miúdo

Existem quatro fontanários em Carvalhal-Miúdo...
Há um no cimo do lugar (creio que ainda funciona), que servia para dar apoio aos habitantes desta zona da aldeia (embora todos se pudessem servir de qualquer um, são públicos... mas às vezes existiam determinados preconceitos...).
Outro foi construído a meio da povoação (hoje despovoada), na encruzilhada da estrada que corta o lugar e a escadaria central. É o mais utilizado, hoje em dia, por se encontrar à volta das casas dos habitantes sazonais da aldeia. Tem dimensões superiores aos restantes e arquitectura um pouco diferente, foi recentemente pintado (já foi publicada a sua foto no blogue).

foto de António Martins (fontanário do fundo do lugar - Setembro de 2007)

No fundo do lugar estão os outros dois (julgo não funcionarem)... um similar ao existente no cimo da aldeia, de características arquitectónicas idênticas, e o outro servia para bebedouro de animais.


foto de António Martins (chafariz, que funcionava como antigo bebedouro para os animais - Setembro de 2007)

Noutros tempos, quando a vida na aldeia era enérgica e natural, com muitos habitantes, coexistiam muitos animais que auxiliavam nos trabalhos do campo. Nessa altura este chafariz tinha outra vitalidade, tal como os outros...


1 comentário:

Anónimo disse...

Estas fontes são velinhas
Mas são fontes com graça
Deram agua aos residentes
E toda a gente que passa.