quinta-feira, 26 de junho de 2008

"Lá vêm os putos da Serra!..."

...Exclamavam as pessoas em Góis, que diariamente os viam chegar saltando dos carros dos madeireiros (e de outros, de quem conseguiam boleias), numa azáfama encalorada, junto à Fábrica de Bolos, eram os verões da década de 70!...
Raramente estive de férias na companhia do meu primo Luís Cunha Martins... nossos pais trabalhavam juntos e quando um usufruía de um determinado mês, o outro teria de optar por outro diferente, mas conta ele...
"Por voltas das 3 da tarde (15 horas), os miúdos juntavam-se nas Ladeiras, vindos das mais diversas aldeias da Serra, montavam nos carros dos madeireiros (com sua anuência) e lá íam a caminho de Góis, a fim de "saborearem" os belos banhos no Rio Ceira, era diversão até mais não... (referencia, ele, alguns dos miúdos que habitualmente se viam nestas andanças: -Ivo, Abílio e Jaime (Cerdeira); Paulo, Filipe, Paula (mulher do "Zé Manel", do Esporão)) e Pedro (neste há um pormenor a considerar... esteve por Lisboa e regressou às suas origens para exercer a função de guardador de gado (ovelhas e cabras) (Ribeira); Luís, Abílio e Alfredo (Esporão); "Zé Manel" (Vale Torto); Jorge, Anabela, Rosa Maria, Ana Paula, "Gi", Maria e, ele próprio (Ladeiras), entre outros)". Chegavam a Góis, e junto à Fábrica de Bolos aguardavam uns pelos outros (surgiam uns num carro, outros noutro, num movimento sucessivo, conforme a boleia obtida), aí, e depois de se reagruparem, compravam um bolinho (às vezes, surripiavam 2 ou 3... ora vejam lá?!...). De seguida, íam tomar banho, no Rio Ceira, a caminho de Carcavelos, junto ao moínho... mais tarde, novo banho, junto ao açude de Góis (onde, hoje, se encontra a esplanada de verão) e à tardinha era a hora de retornar. Entretanto passavam pelo Café Figueiredo, bebiam uma cervejinha (malandrice!...) e, uma vez mais, reunidos, junto às bombas de gasolina, à saída de Góis, no caminho para a Serra, procuravam novas boleias para regressarem às respectivas povoações.
Ocasiões havia em que o transporte não era conseguido com facilidade e, nessas alturas, chegavam a casa um pouco mais tarde... logo as caras apresentadas pelos seus pais, eram para não fazer sorrir... Mas, no dia seguinte alguém, em Góis, ía murmurar novamente... "Lá vêm os putos da Serra!..."

foto de António Martins (Ponte sobre o rio Ceira, Góis, Agosto de 1992)

1 comentário:

O Boiças disse...

Bom dia Srº Martins.
Obrigado por me lembrar desses tempos.
Bons tempos aqueles em que chegavam a ir no mesmo carro 8 e até 10 miudos incluindo eu.
naquele tempo só havia um ou dois carros nos Povorais e era no verão.
Lá nos juntavamos todos no carro do meu primo Anselmo e desciamos até Gois, já naquela altura se poupava gasolina desligava-se o carro na Cerdeira e todos dentro do carro o embalavamos ao som do motorista.
naquele tempo ir a Góis era uma festa.
Belos tempos belos tempos.